O Projeto


Casa de Marimbondo

Expressão inspirada na canção do compositor mineiro João Bosco de mesmo nome. Induz à idéia de estimular a música mineira, uma grande casa de marimbondo, fazer esse enxame se agitar e ferroar com música o coração dos mineiros. “Meu samba é casa de marimbondo, tem sempre enxame pra quem mexer” – João Bosco

Apresentação

Qual a atual face cultural de Minas Gerais? Numa sociedade onde a comunicação interculturas é uma realidade devido à globalização e a democratização dos meios de comunicação, uma reflexão profunda sobre a diversidade cultural se faz necessária.

A diversidade cultural compõe a dinâmica que cada comunidade constrói na sua interação com outras comunidades, formando um contexto maior: a sociedade. Na composição dos variados símbolos culturais que enlaçam nossa cultura, a música é uma manifestação que determina diversos grupos sociais e de certa forma os isola uns dos outros.

Com a música mineira não é diferente, na medida em que o cenário atual cresce, aumenta-se o tamanho dos “blocos culturais”, que agem de forma paralela, mas compõem a mesma sociedade.  Numa definição ampla de cultura o Casa de Marimbondo se mete em um desafio: Promover a interação saudável entre pessoas e grupos com identidades distintas e dinâmicas, somado ao desejo da vida em conjunto. Do outro lado, defender a diversidade criativa e a grande variedade de formas pelas quais as culturas manifestam suas próprias expressões no espaço e no tempo.

A proposta do projeto Casa de Marimbondo é se tornar um elo desta cadeia, fortalecendo a criação, a produção, a distribuição/disseminação e o acesso à diversidade musical de Minas. Uma ação que busca a interação e formação de identidades culturais, além da valorização do produto cultural mineiro e o seu consumo por seus conterrâneos.