sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nóis é jeca mais é Bamba

O Blog Ocê no Samba nasceu para "agendar" o samba de Belo Horizonte, mas na medida em que os jovens jornalistas entravam na roda, percebiam que a necessidade de publicizar os sambistas mineiros era evidente. O Blog se tornou uma referência para a cobertura do samba da capital e o desafio agora é como eles vão suportar a demanda de serem os únicos a propor este tipo de cobertura.

Entrevista: Pedro Thiago
Redação: Gabriela Rosa

Os meninos do Ocê no Samba com os leitores do blog.
Julio Cesar, Lucas Alvarenga (Ocê), Franciele Cristina, Guilherme Brasil (Ocê) e Anderson Gonçalves (Ocê).  

Entre uma cerveja e outra os amigos Anderson Gonçalves e Guilherme Brasil decidiram montar um blog para divulgar a cena de samba de Belo Horizonte. Na recente trajetória do blog Ocê no Samba, os fundadores contabilizam um nome que não vingou (Tem Mais Samba), um terceiro integrante, cerca de 55 mil seguidores e a pequena pretensão de definir e ajudar a consolidar a cena de samba na capital Mineira.

“A gente tava saindo do Lapa, lá do samba bate outra vez, aí eu falei pro Anderson: Vamos montar um blog de samba? e Ele falou: Vamos! Como a gente já tinha tomado todas, no outro dia, a gente se perguntou se lembrava da promessa.” Não só se lembraram da promessa como partiram para execução, depois de cerca de sete meses de planejamento o site Ocê no Samba é colocado no ar.

Depois de colocar o blog no ar os rapazes começaram a buscar uma identidade, criando a logo e produzindo matérias. Para isso era necessário ir ao reduto da boemia de Belo Horizonte. “Como o blog ainda tá consolidando a gente vai junto pra mostrar a cara e fortalecer o contato.” Explica Guilherme. Quando têm muitos eventos na cidade a situação chega a mudar e os três se dividem. Mesmo assim, quando isso acontece, os blogueiros preferem montar uma caravana percorre, como em uma maratona, vários eventos da cidade.

Com nove meses de funcionamento hoje os mancebos do Ocê no Samba já são conhecidos em boa parte das casa de show que tocam samba na cidade. Para Guilherme, Anderson e Lucas, o mais jovem e novo integrante do blog o crescimento do Ocê no Samba acontece de forma solidificada. Apesar da modéstia dos rapazes o crescimento das visitas no site há que ser considerado. De dezembro até abril houve um crescimento de cerca de 40%. Sem ação de divulgação planejada isso é coisa demais.

Esse crescimento do blog mostra o sucesso não só com o público, mas também com os sambistas de Belo Horizonte. Anderson, atribui a credibilidade dos blogueiros do Ocê no Samba à forma de abordar os artistas. “A gente chega assim, querendo aprender com os caras, perguntando como é que é? Como é que faz? Sem arrogância. A gente vai bem mineiro, comendo pelas beiradas.”

Para os garotos outro motivo de grande aceitação do blog é a carência que os artistas tem de alguém que divulgue, bem, o trabalho deles. “Todo mundo que a gente conversa já compra a historia do blog como se fosse uma coisa necessária. ‘Eu não vou fazer, mas é legal que alguém esteja fazendo’.” Afirma Anderson.

Passando muito tempo na noite e com uma produção de cerca de quatro posts, bem escritos e ilustrados, por dia era de se esperar que os rapazes soubessem uma coisa ou duas sobre a cena do samba de Belo Horizonte. E sabem mesmo, além de reconhecer que essa é uma cena em crescimento os menino fazem uma previsão “Eu raciocino o samba igual forró, teve um modismo violento, mas ele captou muitos seguidores e manteve um publico fiel. O samba vai seguir o mesmo caminho”.

A confiança na cena de samba é tanta que os blogueiros vão fazer uma reformulação no blog e transformá-lo em site. Com isso esperam atender melhor os apreciadores de samba da capital. Da mesma forma, com a expansão do trabalho, os rapazes pretendem arrecadar um capilé , para ajudar nas despesas necessárias para manter o blog, que, até agora, tem saído do bolso dos rapazes.

Quer saber o que rola no samba da capital? Visite o blog Ocê No Samba, aqui, nós é jeca mais é bamba.

0 comentários:

Postar um comentário